Hoje decidimos mudar a programação e trocar com o que estava no roteiro para amanhã.
Ao invés de irmos para Zakopane, ficamos em Cracóvia para visitar o centro histórico.
Preferimos ver Zakopane com neve e amanhã há previsão de neve.
Também estávamos muito cansados e decidimos sair um pouco mais tarde e no centro histórico não precisaríamos sair cedo.
Tomamos café no quarto mais tarde e saímos para caminhar na cidade perto do meio dia.
A rua do nosso apartamento é bem próxima a entrada do Centro Histórico e numa pequena caminhada chegamos lá.
Antes, passamos numa casa de câmbio que eu tinha pesquisado e que fica na rua do nosso apartamento e que segundo informações que eu confirmei aqui, tem a melhor taxa de conversão sem cobrar comissão.
Seu nome é Kantor Trzy Grosze e realmente fez um ótimo preço nos dólares que trouxe.
Para esta viagem eu trouxe alguns dólares que tinha comprado para a viagem de 2020 aos EUA que foi cancelada por causa da pandemia. Coloquei também algum dinheiro na minha conta do Wise que vale muito a pena. No Wise podemos ter conta em 50 moedas diferentes com ótimas taxas e eles emitem um cartão Visa de débito que pode ser usado em quase todo o mundo. É a melhor opção para não ter que levar muito dinheiro em espécie.
Saindo do apartamento |
Casa de câmbio |
Decidi não comprar o Cracóvia Card que tinha colocado no roteiro pois percebi que não seria tão vantajoso assim. O preço dele aumentou muito desde que fiz o roteiro e um cartão por pessoa para 2 dias custaria hoje 95 euros.
Ele oferece entrada gratuita em diversos pontos turísticos e transporte público ilimitado pelos 2 dias.
Mas fazendo as contas agora vi que não valeria muito a pena, até porque, em muitas atrações acabamos não entrando por não serem tão interessantes assim, e as que entramos custaram bem menos que o custo do cartão.
A rua do nosso apartamento termina no parque que rodeia todo o centro histórico e ao chegar ali, fomos para a entrada que fica no portão de São Floriano e que tem na sua frente o Barbican da cidade, que é uma fortaleza de guarda que fica adiante do portão da cidade murada.
Barbican |
Portão de São Floriano |
Muralhas da cidade ao lado do portão |
Passando pelo portão, caminhamos pela rua principal até chegar na Praça central da cidade. Como em várias cidades da Europa, a cidade se desenvolve no entorno da praça principal normalmente chamada de praça do mercado.
A praça central de Cracóvia é a maior praça medieval da Europa.
rua de entrada |
museu de cera |
Na praça central, logo avistamos a Catedral de Santa Maria e o Cloth Hall, prédio que fica bem no meio da praça e que era o mercado central da cidade.
Atualmente ele abriga uma galeria de compras, em vários quiosques e tem no subterrâneo um museu que estava fechado.
Catedral de Santa Maria |
Cloth Hall |
Cloth Hall |
Atrás do Cloth Hall, podemos ver a Torre do antigo prédio da prefeitura que é aberta a visitação. São 100 degraus bem altos para subir e ter uma vista de toda a praça lá do alto. O ingresso custa 18 Zt por pessoa, algo em torno de 20 reais.
Havia também nesta área uma grande feira com vários tipos de barracas com produtos relacionados à Páscoa que se aproxima e muitas opções de lanches e doces.
torre da prefeitura |
Depois de andar um pouco pela feira, subimos a torre da prefeitura para ver a praça do alto.
Depois, descemos e fomos visitar a Catedral de Santa Maria.
Pela entrada principal, não é possível acessar os corredores da catedral e ali só é possível contemplar a beleza do lugar, sem fotografar nem filmar.
Para ter acesso ao interior da Igreja e poder filmar e fotografar é necessário comprar o ingresso para visitação que custa 15 zt por pessoa.
COm este ingresso entramos pela lateral da Igreja e pudemos ver todos os detalhes da bela catedral e filmar e fotografar a vontade.
Na torre da catedral, de hora em hora, um trompetista aparece na janela tocando seu instrumento e depois cumprimenta o povo na praça. Este ritual é para homenagear o trompetista que foi morto no período medieval quando ele cumpria o papel de alertar sobre invasões e perigos na cidade.
Numa destas invasões, enquanto o trompetista tocava, foi atingido por uma flexa na garganta e morto.
Então hoje em dia, a cada hora o trompetista toca em sua homenagem.
janela onde ele aparece |
No vídeo que será publicado em nosso canal, é possível ver e ouvir seu trabalho.
Depois da catedral, passamos na loja de chocolates E. Wedel que fica quase ao lado da catedral para conhecer esta famosa marca de chocolates Poloneses.
Depois, rodeamos a praça e passamos pelas inúmeras carruagens que podem ser alugadas para uma volta pela cidade com seus belos cavalos.
Depois fomos para a feira pois Luciene preferiu lanchar um imenso cachorro quente que tínhamos visto ao passar por lá, ao invés de almoçarmos em um restaurante .
Comemos na feira, um imenso cachorro quente, um imenso espeto de carne de porco e um copo de churros de sobremesa!
Depois do almoço, já passando das 15 horas, começamos a caminhar em direção a Universidade Jaquelônica onde estudaram o Papa João Paulo II e Nicolau Copérnico.
Ela tem seus prédios em frente a uma bela praça e ali no Local uma Estátua de Copérnico.
Universidade |
Copérnico |
Pero dali, caminhamos até a Basílica de São Francisco de Assim e em frente a ela, um lugar conhecido como Janela do Papa, pois era o prédio onde João Paulo II ficava quando vinha para a cidade e da Janela costuma saudar e abençoar os fiéis.
No lugar da Janela, colocaram uma pintura do Papa.
Entramos também na Basílica para visitar. (grátis)
Basílica à direita e Janela do Papa à esquerda |
Janela do Papa |
Enorme fila para confissão |
85% da população Polonesa é Católica e bem praticante. Dentro da Basílica nos surpreendeu a enorme fila para confissão que era atendida por 4 padres franciscanos.
Agora, pegamos o caminho em direção ao Castelo de Wawel, último ponto do nosso programa de hoje, antes passando no caminho pela Igreja de São Pedro e São Paulo.
Igreja de São Pedro e São Paulo |
Agora seguindo mais um pouco chegamos no grande complexo que forma o Castelo de Wawel, que tem vários prédios e uma Catedral museu no local.
A visita às áreas externas do castelo é gratuita e só é preciso pagar pelo museu da catedral e pelos aposentos reais.
Preferimos não fazer e ficar apreciando os pátios exteriores que são bem bonitos e em alguns pontos fornecem uma bela vista do Rio Vístula que passa atrás do castelo.
Vista de um dos lados do castelo |
Subida de entrada |
Estátua de JP II |
Museu da Catedral |
Vários alunos de desenho fazendo desenhos do castelos com um professor |
Rio Vístula |
No final do castelo, abaixo da murada que dá para o rio, fica a estátua do Dragão que cospe fogo a cada 5 minutos.
Este dragão é o símbolo da cidade e é devido a uma lenda que diz que um dragão matava animais e pessoas na cidade até que o rei ofereceu uma recompensa para quem matasse o dragão, como todos que tentaram morreram, o próprio rei foi enfrentar, mas antes que isso acontecesse, um homem propôs colocar isca de carne para o dragão com explosivos e assim conseguiu matar o bicho!
Dragão |
Perto da Luciene, só tem dragão! |
cuspindo fogo! |
Agora, cansado da caminhada de 9km, pegamos um Uber para voltar para o apartamento. Uber é um ótimo meio de transporte aqui, a corrida custou 19 zt e o motorista do Uber é também um motorista de taxi, aqui é possível ser taxista e Uber ao mesmo tempo!
A vantagem do Uber é saber quanto vai pagar antes de começar a viagem.
Chegando no Apartamento, comemos o que tínhamos comprado no mercado como janta.
Amanhã visitaremos Chochotow e Zakopane, e provavelmente com neve!
Obrigado Senhor!
Link para o vídeo deste dia no Youtube:
Fotos 360º do dia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário