sábado, 23 de fevereiro de 2013

Férias 2013 - 16º dia - 23/02/13

Hoje foi o aniversário da mulher da minha vida! Estamos muito felizes de estar comemorando mais uma vez em nossa lua de mel anual!
Hoje fizemos uma mudança nos planos. Esta é mais uma vantagem de se viajar por conta própria. Como o hotel que reservei em Zamora, aceitava cancelamento sem custo até o dia da chegada, achamos que Porto merecia mais um dia!
Cancelei a reserva em Zamora e decidimos fazer mais uma noite no Porto. Ainda faltava ver o outro lado do rio Douro!
E como Braga e Guimarães são próximos, ficamos por aqui.
Após o café, pegamos o metro em Trindade e descemos na estação Jardim do Morro que fica do outro lado do rio Douro.
O Metro vai para a superfície e atravessa a ponte D. Luiz I e para na praça Jardim do Morro. De lá estamos a poucos metros da estação do Teleférico de Gaia. Compramos bilhete de ida e volta que dá direto a visitar a vinícola Quevedo e ter uma prova do vinho do Porto.
Do alto do teleférico a vista é deslumbrante e passamos por cima das diversas vinícolas representadas na região do Porto.

O Metro do Porto tem apenas 10 anos e é muito maior que o do RJ!!
Metro passando por cima da Ponte D. Luiz I
Cais da Ribeira visto do Jardim do morro
Vista do Jardim do morro
 Na estação do teleférico de Gaia
 Luciene sempre andou na linha e o trem nunca a pegou!
Na estação do teleférico de Gaia
No teleférico de Gaia
No teleférico de Gaia
É um belo passeio. Descendo do  teleférico andamos pela margem oposta ao Cais da Ribeira que também tem os seus encantos. Após algumas caminhadas, fomos até a Vinícola Quevedo para conhecer um pouco da história do vinho do Porto e o seu processo de fabricação.

Do outro lado do Douro
Teleférico de Gaia
Vinícola Quevedo
Vinícola Quevedo
Vinícola Quevedo
Pelas ruas do Porto
Pelas ruas do Porto
Vinícolas do Porto
Depois de encerrada a visita ao Porto, voltamos para o hotel para pegar o carro e rumar para a cidade de Braga que está a aproximadamente 55Km do Porto.
Em Braga, paramos o carro no estacionamento do Braga Shopping e saímos para explorar as ruas desta linda cidade. Andamos até a Catedral da Sé e percorremos muitas ruas aconchegantes como são diversas ruas na Europa. Voltamos pela praça principal da cidade até o estacionamento para partir em direção a Guimarães. Foram 2 horas de passeios por Braga.

Chegando em Braga
Pelas ruas de Braga
Sé de Braga
Pelas ruas de Braga
Loja A Nova Brasileira
Café A Brasileira
 Centro de Braga
 Centro de Braga
Chegamos em Guimarães por volta das 15:30h, paramos no estacionamento coberto perto do Paço dos Duques e fomos descendo pelas ruas em frente ao Paço procurando um restaurante para almoçar. Difícil almoçar na Europa a esta hora da tarde.
Achamos um pequeno restaurante com comida bem ruinzinha, mas foi suficiente. Continuamos a descer até encontrar com uma das Torres da antiga muralha da cidade onde se lê “Aqui nasceu Portugal”, uma referência aos acontecimentos históricos que tiveram lugar na cidade no momento da independência Portuguesa.

Pelas ruas de Guimarães
Pelas ruas de Guimarães
Pelas ruas de Guimarães
Pelas ruas de Guimarães
Pelas ruas de Guimarães
Torre da Antiga muralha da cidade
Torre da Antiga muralha da cidade
Depois disto, voltamos a subir em direção ao Paço dos Duques. Como Guimarães é linda!
Cada prédio, cada praça, um colírio para os olhos!
Chegando ao Paço dos Duques, uma surpresa positiva. Como está conservada esta construção medieval que foi toda restaurada para ser aberta a visitação. As salas, os aposentos, ricamente decorados nos levam ao passado da idade média. Vale muito a visita.
Saindo do Paço, sobimos no mesmo terreno até encontrar o Castelo de Guimarães, que na verdade é lindo por fora, mas oco por dentro! Mas vale muito passear pelo seu entorno e visualizar a linda paisagem ao redor.

Subindo para o Paço dos Duques
Entrando no Paço dos Duques
Paço dos Duques
Paço dos Duques
Paço dos Duques
Paço dos Duques
Paço dos Duques
Em frente ao Castelo de Guimarães
Na lateral do Castelo de Guimarães
Voltado para o carro
Voltado para o carro
Após isto, voltamos para o hotel muito cansados e sem estomago para jantar mais uma vez no maravilhoso restaurante do terraço. É melhor dormir pois amanhã a viagem é longa!
Como mudamos o roteiro, suprimindo Zamora, amanhã rumaremos direto para Ávila, mas passaremos primeiro em Salamanca para conhecer a cidade. No total, vamos percorrer amanhã mais de 450km, será a maior esticada da viagem, mas valeu muito esta mudança de planos.
Até lá ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog