segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Férias 2013 - 4º dia - 11/02/13

Hoje tivemos um dia de aventuras!
Saímos de Córdoba por volta das 8:30h para uma viagem de 2:30h de carro até Granada. Chegamos em Granada por volta das 11:00h, deixamos nossas bagagens na recepção do hotel, pois o checkin era a partir das 12h e rumamos para conhecer a estação de esqui de Sierra Nevada que fica a cerca de 30km do nosso hotel em Granada.
Logo no início da subida da serra, começamos a ver as paisagens cobertas de neve e os carros descendo completamente cobertos de neve.
Faltando 5km para chegar em Pradollano, o ponto de subida do teleférico para o alto da estação de esqui, a polícia fechou a estrada para obrigar todos a colocar correntes nos pneus de tração dos carros.
Quem não tivesse correntes não poderia subir. Nós não tínhamos correntes no porta-malas pois eu não as incluí no aluguel do carro. Mas havia um carro "estrategicamente" parado vendendo correntes a 50 euros!
Não tivemos outra escolha a não ser comprar estas correntes a preço de ouro!
Colocadas as correntes, continuamos viagem até um dos estacionamentos subterrâneos de Pradollano.

Correntes nos pneus dianteiros
Andando por Pradollano
Andando por Pradollano
Andando por Pradollano
Andando por Pradollano
Pradollano é uma bela "vila" com alguns hotéis e um variado comércio de coisas relativas ao esqui.
Como na subida da serra o frio já estava -5,5º e em Pradollano piorou com o vento e a neve que caía forte, tivemos que alugar umas roupinhas de neve.
Nosso plano era contratar aulas de esqui que incluem as roupas, mas o próprio funcionário da loja nos desencorajou a ter aulas neste dia por causa do mau tempo.
Então, alugamos apenas as roupas e compramos ingresso para subir de teleférico para o alto da Sierra nevada.
São cerca de 15 minutos de subida com muito vento e neve.
Chegando ao topo o frio era muito grande, comprei um gorro para proteger as orelhas, mas o nariz parecia que ia congelar!
Achamos que estava mais frio do que quando visitamos os Alpes Suíços em 2011. E lá estava -20º!!!
A estação estava muito cheia de gente de todas as idades e tamanhos, esquiando e brincando na neve. Lá também se encontram várias lojas de aluguel de material para Esqui e restaurantes.
Mesmo dentro das lojas e restaurantes o frio era grande, quase não dava para tirar as luvas. Almoçamos por lá e ficamos algum tempo passeando pela neve e assistindo às descidas do pessoal.

Já com a roupa alugada
Já com a roupa alugada
Eu aluguei só calça e bota





Entrada da Gôndola
Subindo ...


Dentro do teleférico
No alto da Sierra!
Um frio absurdo ...
Passeando no alto da Sierra
Passeando no alto da Sierra
Passeando no alto da Sierra
Quando enjoamos de tanta neve e tanto frio, resolvemos descer para voltar para o hotel. Devolvemos as roupas (bota, calça e casaco para a Luciene e bota e calça para mim) alugadas pelas quais pagamos 25 euros e pegamos o carro no estacionamento pelo qual pagamos 8 euros.
Descemos a serra com -6º de temperatura e quando a neve não mais se notava no asfalto, paramos o carro para retirar as correntes.
Esta foi a hora de maior aventura, tirar as "benditas" correntes com -4º de temperatura e neve caindo sobre a cabeça. Quem disse que elas saem fácil? Depois de muita luta e de nos sujarmos todos, com a ajuda da minha super mulher, conseguimos tirar as correntes sem tirar os pneus!!
A mesma sorte não tiveram 2 portugueses que pararam ao nosso lado e nos pediram o macaco emprestado, pois não conseguiam tirar as correntes de jeito nenhum.
Depois que tiramos as nossas fomos ajudá-los, mas eles já tinham tirado um pneu. Foi nesta hora que minha super mulher, para espanto deles, abaixou-se e tirou a corrente da outra roda sem que eles precisassem tirar o outro pneu.
Nos agradeceram e partimos para o hotel onde chegamos exaustos mais divertidos.

Voltando para Pradollano
Pradollano
Pradollano
Termômetro do carro marcando -6º na descida para Granada
De noite, decidimos sair para jantar num restaurante que estava em nosso roteiro. O Jardins de Zoraya, uma excelente opção. Comida maravilhosa e um show de dança Flamenca. Vimos a dica no TripAdvisor e foi realmente muito bom!

Na Porta do Restaurante
Interior do resturante
Show de Flamenco
Show de Flamenco

2 comentários:

  1. Isso aí Lu, mostre a força da mulher rsrs.
    Só não podemos com as baratas rs.
    Bjs e divirtam-se!
    Flavia INVSC

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog