terça-feira, 4 de abril de 2023

Início da viagem - dias 02 e 03 de Abril de 2023

 Começamos hoje nossa jornada pelos países Bálticos.

Como programado, fomos para o Aeroporto do Galeão para fazer o despacho das bagagens e esperar nosso embarque para o voo que estava marcado para 22:10h com destino a Varsóvia e com escala em Amsterdam.

Chegamos no aeroporto mais cedo, 19:15h para aproveitar e conhecer a sala Vip Plaza Premium Lounge que temos acesso por causa do nosso cartão de crédito Bradesco Visa Infinite que permite 4 acessos gratuitos por ano às salas vip do programa Dragonpass.

Um bom benefício que caiu bem para nós, no meu cartão temos 4 acessos gratuitos e no adicional da Luciene também.










A sala vip oferece um espaço bem confortável com várias cadeiras e mesas para escolha e um serviço de bebidas e comidas ilimitados.

Há algumas opções de pratos quentes, snacks e sobremesas além de vários tipos de bebida e coquetel.

A permanência máxima é de 3 horas, mais do que suficiente para esperamos nosso voo com muito conforto.

Mais detalhes da sala vip podem ser vistos no vídeo que vai sair em nosso canal no Youtube. Não perca!

Nosso voo saiu pontualmente e chegou em Amsterdam até antes do horário previsto.

Reservamos 2 lugares na classe Economy Confort, que a KLM oferece por uma taxa a mais e proporciona um pouco mais de espaço para as pernas e inclinação um pouco maior.

Durante o voo, o serviço da KLM é bem feito.


Jantar


Café da manhã

Chegada em Amsterdam


O primeiro contratempo foi nosso voo de conexão para Varsóvia que estava marcado para 17h da Europa que está com 5 horas a mais que o Brasil e por um problema na aeronave, ela teve que ser trocada e com isso o voo saiu com atraso de 1 hora.

A única preocupação era com relação ao horário marcado para retirar nosso carro alugado em Varsóvia, que estava agendado para 20h já que o voo original previa chegar lá às 18:55h.

Teria então 1 hora para pegar a bagagem e encontrar a locadora.

voo para Varsóvia

Lanche servido

Com o atraso, o voo pousou às 19:45h, mas nossa bagagem foi a das primeiras a sair da esteira e conseguimos chegar na locadora pontualmente às 20h. Apesar de haver uma tolerância e eles terem o número do voo no voucher do aluguel, há sempre um desconforto e apreensão. 

E foi neste momento que passamos o maior perrengue de todas as viagens que fiz até agora!!

Acho que por causa da apreensão com o horário, isso me distraiu e fez com que ao chegar na locadora e entregar meus documentos, percebi que meu celular havia sido perdido. Caiu do bolso interno da minha jaqueta após desembarcarmos do avião!

Neste momento eu gelei, porque embora tivesse acesso a muitas coisas no computador, preciso do celular para muitas coisas durante a viagem, inclusive movimentação bancária.

Nós compramos pela internet um e-sim internacional com internet para toda a Europa. Quando desci em Amsterdam, eu ativei o plano no meu celular e no celular da Luciene.

Ele tem internet 4G ou 5G mas não  tem ligações telefônicas nem sms.

Quando notei a perda do aparelho, pelo celular da Luciene, ligamos pelo WhatsApp para ele, mas ninguém atendeu.

Aí, bastante preocupado, deixei a Luciene na locadora e tentei voltar para a área de recolhimento de bagagens para procurar o aparelho.

Mas aí os problemas aumentaram! A porta de acesso a esta área não permite retorno, uma vez que se sai não se pode voltar. Não encontrei ninguém para pedir ajuda nas imediações, então, resolvi abrir a porta e voltar na contramão!

Acessei a área e fui ao banheiro verificar se tinha caído ali e depois, na mesma área me dirigi ao setor de achados e perdidos, mas foi nesta hora que um guarda alfandegário me abordou em Polonês querendo explicações de por quê eu havia entrado na área sem autorização

Ele não falava inglês e usou o tradutor do celular dele para tentar me entender.

Não deixou eu chegar nos achados e perdidos e me levou para a área externa de novo.

Pediu meu passaporte, que não estava comigo, pois tinha ficado com Luciene na Locadora.

Levei ele até lá para pegar o passaporte com a Luciene.

Nesta hora, uma boa notícia, Luciene continuou ligando para o celular e finalmente atenderam falando em Polonês. Ela passou o telefone para o atendente da locadora e a pessoa que encontrou o celular  foi até a locadora entregar o aparelho, que já estava com ela nesta hora.

Mas agora eu teria que resolver o problema com o guarda.

Ele pegou meu passaporte e me encaminhou para falar com alguns policiais do aeroporto.

Este falava inglês e apesar de eu explicar o motivo de ter invadido a área da qual já tinha saído, ele, embora gentil, disse que eu cometi uma infração e por isso teria que pagar uma multa!

Dos males o menor! Me cobrou 100 Zlot (equivalente a 110,00 reais), me deu a multa para assinar e me liberou!

Só o susto afinal!

Peguei o carro alugado e viajamos 300km até Cracóvia onde ficaremos 5 dias.

Apesar de tudo, chegamos em Cracóvia meia noite e 15, apenas 45 minutos depois do que havia previsto.

Nos hospedamos no apartamento alugado e fomos dormir!

Obs. para entrar no apartamento, eu precisava do celular pois tinha recebido nele as instruções e senhas de acesso ao imóvel.

Graças a Deus que nos livrou dessa!

Amanhã, apesar de cansados, seguiremos com a programação agendada, visita na mina de sal de Wieliczka e ao campo de Concentração de Auschwitz .

Até lá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog