sexta-feira, 23 de maio de 2025

19º dia - Sexta-feira - 23/05/2025

Saímos de Tessalônica por volta de 10:30h e partimos para um grande bate e volta, começando por Veria, pequena cidade a 70 km de Tessalônica.

Veria é o nome atual, mas no tempo bíblico o nome era Beréia.

Foi nesta cidade que o Apóstolo Paulo pregou aos judeus depois de ter saído de Tessalônica e lá ele elogiou os crentes de Beréia por conferirem nas escrituras tudo que ele pregava a respeito do Messias. Esta história pode ser vista no livro de Atos dos Apóstolos capítulo 17.

Em Veria visitamos o Tributo ao Apóstolo Paulo, um espaço criado possivelmente no lugar onde se situava a sinagoga em que ele teria pregado o evangelho.

Ali colocaram um estátua de Paulo e diversos trechos da palavra de Deus.

Um bonito lugar que é muto visitado ao longo do ano.












Depois da visita ao Monumento, partimos para a cidade de Kalabaka onde está a atração chamada de Meteora, que quer dizer suspenso.

São cerca de 200km de Veria, mas uma das estradas que o GPS nos indicou estava fechada fazendo com que pegássemos estradas secundárias que nos atrasaram um pouco.

Em Meteora, há uma belíssima estrada que nos cunduz entre os penhascos que abrigam diversos mosteiros.

Originalmente haviam 26 mosteiros, mas com o tempo, só sobraram 6, que podem ser visitados. Todos ficam no alto de grandes penhascos e exigem a subida de diversos degraus.

Chegamos ao primeiro, o de São Nicolas, às 14:45h e subimos a infinidade de degraus até o topo.

Todos cobram 5 euros por pessoa a entrada.

O de São Nicolas, tem 2 terraços panorâmicos onde se podem tirar belas fotos. Infelizmente, todos eles tem áreas ligadas a religião onde não é possível filmar ou fotografar. As capelas e salas de oração.












para entrar, as mulheres precisam vestir uma saia














Como não teríamos tempo para visitar os 6, escolhi os mais acessíveis para entrarmos e 1 para vermos por fora.

Seguimos então para o Santo Mosteiro de Rousanos ou Santa Bárbara.

Era uma mosteiro feminino e tem um pouco menos de escadas para subir.

Seu interior também é bem bonito.















 Antes de passarmos em frente ao Mosteiro da Santíssima Trindade para fotografar por fora, já que ele foi cenário do filme de 007, Somente Para Seus Olhos, paramos primeiro num deck de observação, belo mirante das montanhas de Meteora.










Depois do mirante, paramos na estrada para fotografar o Mosteiro da Santíssima Trindade onde foi filmado o 007.





Finalmente chegamos ao último que iríamos visitar hoje, o Mosteiro de Santo Stefano, que é o maior deles e tem a maior igreja também.

Este também é o de mais fácil acesso, pois tem acesso de carro até a porta praticamente e não requer a subida de muitos degraus.

Por isso era também o mais cheio de gente. Muitos ônibus turísticos também acessam o local.


















Já passava das 17:30h quando pegamos o carro para voltar para Tessalônica.

Chegamos no apartamento quase 20h e arrumamos as malas para partir amanhã de manhã, quando começamos nosso caminho de volta.

Vamos amanhã para Bulgária, pernoitar 2 noites da cidade de Plovdiv e no caminho, ainda na Grécia, vamos parar para visitar as ruínas da cidade bíblica de Filipos, onde o Apóstolo Paulo também abriu uma igreja e escreveu uma carta que se encontra no Novo Testamento, Carta aos Filipenses.

Devemos chegar em Plovdiv lá pelas 15h.

Até lá...

Fotos 360º do dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog