quarta-feira, 28 de maio de 2025

24º dia - Quarta-feira - 28/05/2025

Conforme planejado, tiramos o dia para conhecer uma pouco mais da capital da Romênia.

Saímos do apartamento por volta de 10h e pegamos quase na porta do prédio, o ônibus 205 para ir até o Arco do Triunfo.

Um importante monumento turístico da cidade que foi inaugurado em 1936 para comemorar a vitória do País na I Guerra Mundial.

Ao lado do Monumento há o Parque Rei Miguel I, uma grande área verde da cidade.

Ficamos ali algum tempo para visitar os 2 lugares.

Para subir no Arco há um Ingresso de 15 lei por pessoa.

Ponto de ônibus




























Pegamos o mesmo ônibus de volta e descemos no meio da Rua da Vitória, a principal que corta o centro histórico da cidade, na altura do Ateneu Romeno para começar nossa visita a pé pela cidade voltando em direção ao apartamento.

Logo que descemos do ônibus, passamos na porta da Igreja Branca, onde fomos recebidos por um simpático senhor que nos explicou detalhes da pequena Igreja do Século XVIII que foi construída sem cimento, e tem várias obras feitas a mão.

rua da vitória

Igreja Branca







Logo depois chegamos ao belo prédio do Ateneu Romeno, uma ampla sala de concertos da cidasde.

Situado no coração de Bucareste, perto do Palácio Real (hoje Museu Nacional de Arte Romeno) e da Biblioteca Central da Universidade, do lado de fora da qual fica a estátua equestre do Rei Carol I, o primeiro monarca de uma Romênia independente, o Ateneu Romeno é um símbolo da cultura romena e europeia que surgiu no meio da construção da Romênia moderna.

A pedra fundamental foi lançada em 26 de outubro de 1886, e o edifício foi inaugurado apenas dezesseis meses após o início das obras, em 14/26 de fevereiro de 1888.

Ateneu


Palácio Real (hoje Museu Nacional de Arte Romeno) 

Biblioteca Central da Universidade

estátua equestre do Rei Carol I



Logo depois destes prédios, chegamos na Praça da Revolução, onde fica o grande prédio do Ministério do Interior e o Memorial do Renascimento.

Ministério e Monumento



Do outro lado da rua fomos visitar a Igreja de Kretzulescu, que fica em frente a uma praça com o mesmo nome.

Outra bela Igreja Ortodoxa da cidade.








Continuando a descer a Rua da Vitória, entramos agora na Passagem Vitória, uma pequena galeria entre 2 prédios, coberta por guarda chuvas e com alguns bares e restaurantes.
Um lugar pitoresco da cidade.




Agora fomos para o outro lado da rua, numa transversal para almoçar num dos restaurantes que marquei na cidade, o AveForchetta, um restaurante Italiano bem avaliado no Google.

Aqui fizemos nosso almoço e fomos bem servidos.








Após o almoço continuamos a descer a Rua da Vitória em direção a outro lugar de destaque na cidade e no caminho fomos vendo vários prédios ao longo da via.






Nosso próximo destino era a Passagem Macca - Vilacrosse, mas antes dela, paramos numa loja de crepes para comer a sobremesa.

Sorvete e crepe de Nutella!







Logo depois entramos na Passagem Macca - Vilacrosse, uma linda galeria entre 2 prédios também, que tem o teto de vidro e vários restaurantes no seu interior, lugar bonito e agradável.








Agora, antes de voltar para o quarto, fomos a um mercado comprar algumas coisas e quase que esqueci de passar num lugar programado. 

Na verdade, eu esqueci, mas no caminho do mercado passamos na porta dele!

Entramos na bela rua de pedestres Strada Lipscani, e passamos em frente a uma das maiores livrarias da Europa, a Cărturești Carusel.

Um belo prédio com vários andares e subsolo para venda de livros, uma atração na cidade que eu quase esqueci de visitar.

Strada Lipscani








Libvraria Cărturești Carusel






Agora enfim, fomos ao mercado e voltamos para o quarto.

Amanhã, nosso último dia de viagem, visitaremos o lugar mais icônico de Bucareste, O Palácio do Parlamento, segundo maior prédio do mundo, perde apenas para o Pentágono nos EUA e a alameda que está na frente que vai até os chafarizes da Praça União.

Até lá...

Fotos 360º do dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog