domingo, 25 de maio de 2025

21º dia - Domingo - 25/05/2025

Acordamos um pouco mais tarde hoje e fomos visitar a cidade de acordo com o roteiro programado.

Saímos perto de 11h e caminhamos pela rua de pedestres Knyaz Alexander até passarmos pelo prédio da Galeria de Arte da Cidade.




Galeria de Arte

Logo depois passamos por um monumento pitoresco da cidade, a Estátua de Milyo, um antigo morador da cidade que mexia com as pessoas que passavam e que, segundo a história, enlouqueceu pelo seu muito conhecimento.

Foi feita uma estátua em sua homenagem e ao lado dela uma bela cascata de água para comemorar o fato da cidade ter sido eleita a capital cultural da Europa em 2019.






Descendo pela mesma rua chegamos na Praça Stefan Stambolov, onde há uma bela fonte na frente do prédio  da prefeitura da cidade.





Logo depois da praça, chegamos na Praça Central onde podemos ver as 2 ruínas do Forum Romano da cidade.

Ao lado da praça há uma grande área verde chamada Parque “Jardim do Czar Simeão”. E no alto do morro próximo podemos ver o Monumento do Exército Vermelho "Alyosha".








Agora, voltando um pouco pela mesma rua, saímos à direita para vermos a Igreja Ortodoxa de Santa Marina.

Uma bela Igreja com lindo jardim florido ao redor. Estava acontecendo um batizado na hora e podemos acompanhar de longe o interior da igreja.











Depois da igreja, caminhamos em direção à Cidade Velha de Plovdiv que começa com a passagem pelo belo Portão Hisar Kapia. 

No caminho já vimos várias casas com arquitetura da época pelas estreitas ruas que passamos.







Logo após o portão, à esquerda, entramos na Igreja Ortodoxa de São Constantino e Helena.

Outra bela Igreja da região.





Nesta igreja é proibido fotografar o interior.

Depois de visitarmos a igreja, seguimos para outro prédio histórico da Cidade Velha, o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv.

Um lindo prédio com belo jardim na frente. Não entramos para ver o interior pois vimos pelas fotos no google que não era nada demais que justificasse o ingresso.








Daqui, seguimos para outro museu e prédio histórico chamado de Casa de Hindliyan, outro prédio de arquitetura da época muito bonito.





Casa de Hindliyan




Terminamos assim nossa visita a Cidade Velha de Plovdiv e voltamos para o centro nas imediações do nosso hotel para almoçar num dos muitos restaurantes da área.

Escolhi um que nos serviu comida muito bem feita e saborosa. Seu nome em Búlgaro é Ресторант “Фестивал” que quer dizer Restaurante Festival.




Festival

Lombo de porco com ameixas etc

peito de frango etc

Depois do almoço, voltamos para a rua principal por onde começamos nosso passeio para ir numa loja de doces que nos chamou a atenção no início.

Doces, crepes, waffles e sorvetes num ambiente muito decorado.













Voltamos para nosso quarto para arrumar as malas e amanhã rumar para a última cidade na Bulgária, Ruse, onde faremos um pernoite para depois voltarmos para Bucareste ficar 3 noites antes de partir.

Deus tem sido bom para nós!

Fotos 360º do dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog