sexta-feira, 5 de abril de 2024

5º dia - Sexta-feira - 05/04/2024

Hoje é o dia de entrar na Argentina!

Serão 585 km até Rosário, a segunda maior cidade do País.

Saímos do hotel após o café, por volta de 8:30h. Do hotel são apenas 5 km até a ponte que liga o Brasil a Argentina.

Chegamos na aduana às 9h e tinham poucos carros na nossa frente e o processo foi relativamente rápido.

No primeiro guichê, apresentamos os passaportes e o documento da moto e  atendente só perguntou para onde iríamos e no segundo guichê, mostramos a mesma documentação e nos foi pedida a carta verde, mais nada.

Creio que no máximo 9:20h já estávamos a caminho de Rosário.

Inicialmente seguimos pela Ruta 14 que estava muito boa e depois pegamos a RN127 até Federal, nossa primeira parada, no posto Axion da cidade, foram 232 km até aqui.

A Rn127 teve alguns pontos com muitos buracos e asfalto irregular, mas no geral, as estradas da Argentina nos permitem fazer grandes distâncias em tempo menor, pois são muitas retas e a densidade demográfica é bem menor. número de carros e caminhões na estrada é bem menor que no Brasil.

Seguimos pela RN127 até a RP6 e de lá entramos na RN12 chegando na segunda parada no posto YPF de Nogoyá.

Uma coisa que notamos desde a primeira parada, é que acabou a farra dos brasileiros na Argentina, os preços estão muito mais caros!

A gasolina dobrou de preço em relação a novembro de 2023 quando fomos para o Atacama!

E no geral os alimentos também subiram mas nem tanto.

Foram mais 228 km até Nogoyá, mas como disse antes, em tempo reduzido pois é possível manter a média de 130 km/h quase o tempo todo. Isso faz a viagem passar bem mais rápido!

Chegamos em Nogoyá antes de 13:30h e comemos alguma coisa no YPF.

Depois do lanche, são mais 125 km até Rosário. Pela RN174 foi um trajeto bem rápido. Nesta ruta, pegamos o primeiro pedágio para motos na Argentina.

Na chegada em Rosário há um pedágio de apenas 15o pesos, o que dá menos de 1 real!

Nós não tínhamos pesos, somente cartão de crédito e débito.

Como o pedágio não aceitava débito nem reais, a atendente nos deixou passar sem pagar como cortesia!

Chegamos no Hotel de La Citê, que fica muito bem localizado numa rua de pedestres, mas que tem estacionamento na rua de trás.

Aqui vamos ficar 2 noites para descansar um pouco da maratona de deslocamentos de moto. Vamos aproveitar o dia amanhã para acordar mais tarde e depois visitar algumas atrações nesta bela cidade.

De noite saímos para jantar no restaurante que estava no roteiro e que fica a 150m do hotel, o El Ancla, especializado em carnes.

Pedimos um Matambre de Cerdo (porco) a la Pizza, acompanhado de batatas espanholas.

Bom e farto. Aqui foi barato, a conta para 2 pessoas com refri, deu 15400 pesos, o que equivale a 78 reais.

Até aqui nos tem ajudado o Senhor! Sem chuva por enquanto!

Amanhã passeios a pé pela cidade!